segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CORRER, CORRER, CORRER . . .



O CORPO FEMININO EM EQUÍLIBRIO

Nao é novidade que uma boa dieta é essencial para o funcionamento do nosso organismo - e, no corpo feminino, a energia que vem da alimentação faz parte do que chamam de "tríade da mulher atleta".

A tríade da mulher atleta são os frutos da relação entre a disponibilidade energética de uma pessoa (ou seja, a energia alimentar que sobra depois de uma atividade física), a função menstrual e a densidade mineral óssea.

Para manter esse equilíbrio saudável, o papel da mulher atleta é construir uma boa alimentação e bons hábitos de exercícios, já que, quando entram em desequilíbrio, os elementos da Triáde podem levar a distúrbios nutricionais, à amenorreia (quando os ciclos menstruais pausam por mais de 3 meses) e à osteoporose, que influenciam - e muito - na saúde da mulher corredora.

Se a maior parte da energia que vem da alimentação é consumida em exercícios físicos, configurando uma baixa disponibilidade energética, o seu organismo vai ser o primeiro a responder - e, entre as reações orgânicas, estão a interrupção do ciclo menstrual. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada e constante - em nossos artigos sobre alimentação você pode encontrar as dicas ideais para ter a saúde sempre em alta.

Ter a disponibilidade energética em equilíbrio também é importante para a saúde dos ossos, mantendo-os saudáveis através do estímulo da produção de hormônios.

E então, dicas anotadas? Boa alimentação e bom treino para você!
Você conhece o Dr. Cristiano Laurino? Ele é diretor científico do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), diretor médico da Confederação Brasileira de Atletismo e médico ortopedista do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário